Este é um projecto que desenvolvo desde finais de 2014 e é ainda um work in progress.
Mudança. Esta é a palavra de ordem que motiva todas as pessoas que fotografei.
Através do meu trabalho procurei captar uma tendência de uma parte da nossa sociedade para fugir deste ideal de consumo e procurar novos estilos de vida, cada vez mais em contacto com a natureza e com o seu próprio eu.
Com este projecto busco pessoas que por vários motivos não estavam felizes com a sua vida e procuraram uma mudança. Uma mudança que passou por abandonar a cidade e a sua vida tal como conheciam e construir tudo de raiz.
Através de uma pesquisa extensa em blogues, sites, chats apercebi-me que em Portugal há cada vez mais pessoas a optarem por uma mudança radical de vida. Esta mudança envolve o abandono dos seus empregos, das suas casas e da vida tal como a conheciam.
Todas as pessoas que fotografei são pessoas que tinham uma formação, um emprego, uma casa, uma vida dita estável com tudo o que é essencial para ser feliz. Todas elas afirmam que faltava algo, algo ainda mais essencial.
Abandonaram os seus empregos e a sua vida, aos olhos de todos perfeita, e mudaram-se para o campo. Constroem as suas próprias casas, cultivam a terra, utilizam energia solar, vivem em comunidade, reaproveitam tudo e tentam ser o mais sustentáveis possível. Acima de tudo são felizes!
Lembro-me agora do sorriso de cada um deles e recordo-me da paz que me transmitiram.
Com este projecto procuro questionar a nossa sociedade da forma como ela está construída. Será que com todas as imposições sociais que nos são aplicadas, tais como escola, emprego, família, estatutos, hierarquias, conseguimos ser nós próprios ou simplesmente somos o que é suposto sermos?